A arte do jogo dos carros
Feb 21, 2025
O projeto do Jogo dos carros começou com a ideia de utilizar gráficos em HD, mas após eu iniciar minha jornada no aprendizado de pixel art, resolvi mudar o estilo gráfico do jogo.
Então aprendi a criar arte em pixel usando o software Pro Motion NG, que achei incrível, e criei a arte dos carros usando essa ferramenta.
O carro tem um tom 'quase branco' como um amarelo bem clarinho ou até mesmo bege. Esse é o único asset de carro do jogo, pois as diversas cores são aplicadas via código no MonoGame, gerando a variedade vista abaixo:
Para definir as cores, foi criada uma lista que armazena todas as cores que são possíveis inicialmente:
Em seguida, essa lista é embaralhada de forma aleatória:
Por fim, pegamos uma cor de dentro da lista embaralhada e aplicamos à textura do carro:
Isso faz com que toda vez que o jogo for iniciado as cores serão geradas de forma aleatória, além de garantir que ao menos 1 carro de cada uma das cores da lista estará presente no jogo.
E é isso, é assim foi construída a arte do Jogo do Carro. No nosso próximo post falaremos sobre a mecânica principal do jogo: a mistura de cores.
Até lá!