A arte do jogo dos carros

Feb 21, 2025

O projeto do Jogo dos carros começou com a ideia de utilizar gráficos em HD, mas após eu iniciar minha jornada no aprendizado de pixel art, resolvi mudar o estilo gráfico do jogo. 

Então aprendi a criar arte em pixel usando o software Pro Motion NG, que achei incrível, e criei a arte dos carros usando essa ferramenta. 

Pro Motion NG

Asset do carro

O carro tem um tom 'quase branco' como um amarelo bem clarinho ou até mesmo bege. Esse é o único asset de carro do jogo, pois as diversas cores são aplicadas via código no MonoGame, gerando a variedade vista abaixo: 

Jogo dos carros - Gameplay

Para definir as cores, foi criada uma lista que armazena todas as cores que são possíveis inicialmente: 

Lista de cores

Em seguida, essa lista é embaralhada de forma aleatória: 

Ordenando Cores

Por fim, pegamos uma cor de dentro da lista embaralhada e aplicamos à textura do carro:

Definindo a cor

Isso faz com que toda vez que o jogo for iniciado as cores serão geradas de forma aleatória, além de garantir que ao menos 1 carro de cada uma das cores da lista estará presente no jogo.

E é isso, é assim foi construída a arte do Jogo do Carro. No nosso próximo post falaremos sobre a mecânica principal do jogo: a mistura de cores. 

Até lá!